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Jornal Valor Econômico
"Foi um ano maravilhoso", diz Juliano Souza, gerente de marketing da loja virtual Giuliana Flores, sobre o ano passado. Segundo ele, enquanto o varejo on-line cresce em torno de 30%, o comércio de nicho avança mais, "Estamos crescendo a uma média de 60%", disse, referindo-se a 2011. A Giuliana Flores nasceu como loja física há 21 anos, em São Caetano, no ABC Paulista, onde tem dois pontos de venda. A operação virtual da floricultura, lançada em 2000, representa atualmente 90% do faturamento total.
Cliente fiel nas redes
Jornal Diário do Comércio
Juliano Souza, gerente de Marketing da Giuliana Flores há 12 anos na internet, lembra que não dá para ignorar as duas tendências do mercado: mídias sociais mobile. "Temos 20 mil fãs no Facebook e apesar de não visarmos lucros nesse canal, é um jeito de ficarmos mais próximos dos consumidores, e as vendas acabam acontecendo". O objetivo é aumentar o número de seguidores e a partir daí incrementar o e-commerce. É possível dar um "curtir" nas respostas enviadas ao cliente, e isso será publicado no mural do consumidor para que os outros amigos visualizem.
Tempo de planejar
Revista Arranjo Floral
Investir em preparação e planejamento é fundamental para conseguir sobreviver e, acima de tudo, lucrar no mercado atual. O gerente de marketing da Giuliana Flores, Juliano Souza, ressalta a importância de ter uma visão geral de toda a cadeia produtiva. "Investir em mão de obra qualificada e fazer parcerias com boas empresas de logística são fundamentais. A qualidade do produto e a entrega eficaz sustentam os pilares do sucesso." Seguindo esta linha, nem pense em deixar de lado as facilidades tecnológicas. O e-commerce deverá se consolidar cada vez mais, pois os clientes buscam comodidade aliada à rapidez. Investir em um bom site e capacitar os funcionários para atenderem em inglês e espanhol também fará a diferença. "A profissionalização é o melhor caminho para aperfeiçoar os serviços oferecidos. Quem parar no tempo será ultrapassado", ressalta Souza.
Pesquisa aponta liderança da Giuliana Flores no e-commerce segmentado
Portal Brasil Econômico
Levantamento mostra que Giuliana Flores deteve 33,63% das visitas em dezembro a sites que vendem flores pela internet. Com 33,63% das visitas registradas em dezembro de 2011, a Giuliana Flores comprova sua liderança no mercado de venda de flores pela internet no Brasil, segundo dados da Experian Hitwise. A pesquisa levantou a participação de visitas dos principais sites da categoria "comércio de flores pela internet" durante todo o mês de dezembro e a Giuliana Flores se consolidou em primeiro lugar. A segunda colocada apresentou 17,29% das visitas. A marca Nova Flor, do grupo Giuliana Flores, aparece na quarta colocação, com 6% das visitas. Juntando os dois resultados, o grupo alcançou quase 40% das visitas De acordo com Clóvis Souza, diretor da marca, investimentos em mídia, maior navegabilidade no site, parcerias exclusivas e inovação na linha de produtos, contribuíram para esse cenário.
Grupo recebe mais visitas em seu site
Jornal O Estado de S.Paulo
A loja virtual Giuliana Flores teve, em fevereiro, 55,46% das visitas entre os sites desse tipo de comércio. Os dados são da Experian Hitwise, ferramenta de inteligência digital da Experian Marketing Services. A segunda colocada recebeu 19,06% das visitas, de acordo com o levantamento , que foi divulgado pela própria vencedora. As marcas Cestas Michelli e Nova Flor, do grupo Giuliana, ficaram em terceiro e quarto lugares.
Decisões cada vez mais influenciadas pelas redes
Jornal do Commercio
A floricultura online Giuliana Flores desde o ano passado está aumentando seus investimentos na área. Os canais servem para contato e divulgação de conteúdo sobre flores e assuntos relacionados. A empresa cria imagens para que os seguidores compartilhem e se divirtam, além de possuir um alicativo de envio de flores virtuais. "Podemos interagir com grande número de pessoas ao mesmo tempo, participar de seu dia-a-dia e, com isso, nos tornarmos sua lembrança na hora de presentear e de tirar dúvidas sobre as flores. O cliente também pode conferir nossas páginas e se sentir mais seguro e amparado na hora da compra", observa o gerente de Marketing da Giuliana Flores, Juliano Souza. Souza defende que a empresa deve ter posição neutra em seu conteúdo, sem induzir os seguidores a algo, pois isto pode ser visto de forma negativa. "Para uma boa reputação, deve ajudar ao máximo as pessoas que a procuram nas redes. Em caso de reclamação, dar a devida atenção e solucionar breve. Interagir o máximo possível com os fãs, visando que esta seja produtiva para os dois lados", recomenda.