Para onde deseja enviar?
Endereço selecionado
Use a seu Favor
Correio Braziliense
A Giuliana Flores enfrentou a bolha da internet e conseguiu passar da condição de pequena para grande empresa. Como foi o trabalho realizado para alcançar esse resultado? Antes de começar na internet, vendíamos flores por catálogo. Quando veio a web, pensamos que o modelo de negócios poderia dar mais certo ainda, mesmo ainda desconfiando do potencial da rede. Seis meses depois do primeiro site, ele passou por uma mudança completa para apresentar melhor os produtos. E aí conseguimos bons resultados. Em seguida, tivemos mais três alterações da página, tudo com muito planejamento. Para chegar a esse ponto, com um crescimento médio de 30% anual, foram 11 anos de muito trabalho na rede. A criação de páginas da internet são boas vitrines para as PMEs mostrarem seus produtos. O que essa página deve ter para atrair os consumidores? Quanto mais simples e rápido for uma página, melhor. Não adianta ter um site muito poluído, pois isso dispersa o cliente. Tem que ter planejamento também. É preciso saber onde colocar as principais informações. O que o internauta vai querer encontrar primeiro é o produto. Os detalhes podem ser colocados em outra página. Há vários institutos que dizem: quanto menos cliques o cliente precisar dar para fazer compras ou serviços, maiores as chances de elas se concretizarem.
Como criar um sistema eficiente de distribuição?
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Se o negócio exigir uma operação especial para lugares mais longínquos, companhias que realizam entregas expressas podem ser uma boa alternativa. A loja virtual Giuliana Flores tem como estratégia escolher, para algumas praças, empresas com excelências em cada região. "Quando as transportadoras têm base própria em determinadas capitais, fica mais fácil resolver problemas com os clientes", diz o gerente de marketing Juliano Souza. Criada há 21 anos, a empresa recebe uma média de 600 pedidos por dia, e entrega em mais de 1.100 cidades. Para garantir uma distribuição no prazo e com qualidade, a Giuliana Flores fechou parcerias com cinco transportadoras que atendem o mercado nacional e outras duas apenas para a região da Grande São Paulo. Ter controle sobre a capacidade de atendimento é fundamental. "Trabalhamos com um sentimento mais do que com um produto, e o cliente é criterioso", dez Souza. "Se as flores não chegam no dia e na hora marcados, perdem o sentido. Por isso, escolhemos minuciosamente nossos parceiros logísticos", diz.
A chave mestre
Revista VendaMais
"Temos dois gerentes que gerenciam seis televendedoras cada um. Nossa comunicação é feita de forma rápida e direta com reuniões na empresa praticamente todos os dias, pois sempre temos coisas novas a serem informadas e atualizadas e feedbacks a serem passados. Essas ações motivam ainda mais nossa equipe a aumentar as vendas, por isso procuramos deixar claro, elogiando e cobrando nos seus devidos momentos e dando as orientações necessárias para que as nossas televendedoras possam sempre agir da maneira correta. Isso faz com que elas se sintam reconhecidas dentro da empresa e, no final do dia, possam ir embora sentindo-se realizadas, cientes de que fizeram um bom trabalho!" Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores
Lojas virtuais esperam faturar R$ 720 milhões
Portal Diário do Grande ABC
No segmento flores, a sancaetanense Giuliana Flores, maior floricultura on-line do País, projeta forte avanço nas vendas. De acordo com o gerente de marketing, Juliano Souza, serão vendidos 11 mil arranjos no período, sendo que a data sazonal representa 13% do faturamento anual da empresa. Souza afirma que a data dos apaixonados só perde para o Dia das Mães e para atender a demanda, aumentou o quadro de funcionários em 60%.
Floricultura on line aposta no Google para expandir negócios
Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Há 21 anos no mercado, sendo 11 deles na internet, a Giuliana Flores, obtém 90% do seu faturamento das vendas on line, diz o gerente de marketing da empresa, Juliano Souza. Inovadora, a empresa foi uma das primeiras floriculturas a vender por catálogo em São Paulo. "Entrar na internet foi uma conseqüência. No início, pensamos que teríamos um catálogo no computador, mas as coisas evoluíram muito e apostamos nas vendas on line". Um dos grandes parceiros, diz Souza, foi o Google. "Assim que eles chegaram ao Brasil, nós fizemos contato e passamos a utilizar as ferramentas disponíveis de promoção". Atualmente, segundo o gerente, a Giuliana Flores é uma das maiores floriculturas on line do país. Diariamente são processados 600 pedidos. Por ser uma empresa muito flexível, o Google é ideal para quem está começando na internet ou quer expandir os seus negócios, afirma ele. "Quando empresários nos procuram, a dica que damos é começar pelo Google. Lá é possível definir quanto você quer gastar por dia, por mês."
Floricultor aposta na venda on-line e crescer 65%
Jornal Brasil Econômia
Dono da Giuliana Flores se aventurou no e-commerce durante a bolha da internet e hoje entrega mais de 22 mil pedidos por mês. Quando a loja completou 10 anos de vida, antes do surgimento da internet, Souza começou a vender flores por catálogo. Cada cliente que ia até a loja recebia um exemplar com 10 produtos que podiam ser solicitados por telefone. No ano seguinte Souza decidiu montar sua loja virtual. Nessa época ele já havia desfeito a sociedade e tocava sozinho o negócio. "Comecei na internet bem na época da bolha, em 2000, mas na época eu nem sabia", conta. A empresa cresceu mais de 200% no primeiro ano. A loja de 32 metros quadrados Giuliana Flores continua na cidade de São Caetano do Sul, agora ocupando um espaço de 540 metros quadrados e, apesar da unidade representar apenas 18% do faturamento (junto com a filial localizada na mesma cidade e aberta em 1994), Souza nem pensa em se desfazer das lojas físicas."Eu não precisaria mais da loja, mas não penso em fechar. Ela é a menina dos meus olhos e foi conquistada com muito suor", conta.
A fórmula dos vencedores
Revista ISTOÉ
Dezoito Mil Flores Clóvis Souza, dono da maior floricultura online do País, 41 anos Aos 10 anos, Clóvis Souza começou a trabalhar como vendedor de flores para ajudar a família, numa pequena floricultura que ficava no andar de baixo de sua casa, próximo a um cemitério de São Paulo. "Minha mãe ia levar o lanche da tarde para mim", conta. O menino aprendeu a criar arranjos, montar buquês e, principalmente, a fazer negócios. Aos 19 anos, com o dinheiro economizado, montou sua primeira loja, com 32 metros quadrados, e batizou com o nome da namoradinha da adolescência, Giuliana. Com medo de não conseguir pagar o aluguel, continuou trabalhando em outras floriculturas. Com dez anos de empresa, ficou encantado com a possibilidade de vender pela internet. Hoje, é dono da maior loja online de flores no Brasil e faz 18 mil entregas por mês por todo o País, faturando até R$ 2 milhões. "Comecei a trabalhar por pura necessidade e, confesso, não tinha planejado chegar tão longe", admite. "Mas gosto muito do que faço e nunca recuo, só avanço". Até hoje, Souza acorda duas vezes por semana às 3h30 da madrugada para ir comprar flores no distribuidor pessoalmente. "É um prazer ir tomar café com os pequenos fornecedores que acreditaram em mim 20 anos atrás."
De zero a 100
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Juliano Souza, 26 anos Gerente de marketing da floricultura Giuliana Flores Idade da empresa: 21 anos Faturamento: Não divulgado Sede: São Caetano do Sul(SP) "Quanto mais crescemos, mais conservadores ficamos. Temos medo de mudar porque a base de clientes pode não gostar de novidades. Nossa loja on-line gera 90% do faturamento. Mas temos uma estratégia para testar inovações. Em 2005, criamos outro site, a Nova Flor, voltado para a classe C. Quando queremos inovar, usamos a Nova Flor. Se o impacto é positivo, mudamos também na Giuliana Flores."
TI garante crescimento da Giuliana Flores
Revista ComputerWorld
O crescimento acelerado do negócio, que somente no ano passado registrou incremento de 52%, exige da empresa monitoramento frequente da performance dos sistemas com o objetivo de proporcionar mais facilidade e segurança aos consumidores que visitam e realizam compras pelo site. Não por acaso, cerca de 7% do faturamento é direcionado para a modernização da infraestrutura tecnológica, segundo Juliano Souza, gerente de Marketing da floricultura. Para agradar e seduzir os mais de 9 mil únicos visitantes únicos do site, existe uma arquitetura de TI protagonizada por oito servidores, todos hospedados na Alog, empresa de data center. Até 2009 eram apenas três [dois de web e um de storage]. A necessidade de expandir a capacidade de processamento, impulsionada pelo crescimento das vendas, compôs um novo desenho com quatro servidores web, dois de storage e dois de e-mail, contratados neste ano. Hoje, eles possibilitam o atendimento com eficiência dos cerca de 700 pedidos que são efetivados diariamente pelo site. Estabilidade, segurança e garantia de atualização constante do site levaram à criação, no início deste ano, do Departamento de TI, formado por um gerente de TI, um administrador de rede, um analista de sistemas e um profissional responsável pelo suporte. "TI é tão crítica para os nossos negócios que resolvemos montar a nossa dentro de casa. Dessa forma, temos mais agilidade no desenvolvimento de recursos e agilidade nas atualizações", destaca Souza. Roberto Gentile, que trabalhava na companhia que desenvolveu a loja virtual da floricultura, é hoje o gerente de TI da Giuliana Flores. "É interessante ver a evolução e também como o site vem ganhando cada vez mais funcionalidades", diz o gerente. Gentile destaca que a empresa investiu ainda em testes de usabilidade para aprimorar a navegação e deixar os visitantes on-line cada vez mais confortáveis para realizar as compras.
No dia da pequena empresa, inspire-se com dez histórias de sucesso
Portal Estadão
O Senhor das Flores agora quer vender seus produtos direto no smartphone Clóvis Souza nunca quis ser empresário. O que ele queria mesmo era ter sua própria floricultura. Mas a paixão pelas flores, descoberta ainda na infância, o levou naturalmente a se tornar dono do maior comércio virtual do produto no País: a Giuliana Flores. E ele parece ter tomado gosto pela posição. "Quero que a empresa cresça cinco vezes mais porque há muito mercado a ser explorado", afirma. Sua próxima aposta é vender flores pelo celular. A empresa está estruturando a área de tecnologia para lançar, até o fim do ano, um aplicativo que permitirá aos clientes a realização de compras no site por meio de smartphones. "Esse é um mercado que deve explodir em até dois anos", afirma. A aposta reforça os resultados que a empresa vem obtendo na web. Hoje, 60% do faturamento da Giuliana Flores vem da internet. Mesmo assim, Souza faz questão de manter até hoje a loja física onde tudo começou. "É a menina dos meus olhos", confessa. Hoje, a Giuliana Flores cresce em um ritmo de 60% ao ano e faz 18 mil entregas por mês em mais de 1 mil cidades brasileiras. A receita para manter o sucesso continua sendo a aposta na inovação, como o desenvolvimento do aplicativo para smartphones. "Sei que os concorrentes estão a um clique de distância, por isso, me pergunto todo dia o que faz o cliente comprar comigo para não perder o foco", conclui.
Venda na Internet atrai mais oportunidades
Jornal DCI
Como é o caso da Giuliana Flores que hoje vende 90% dos produtos pelo site. Quando surgiu, há 21 anos, a loja pretendia se multiplicar por dez pontos comerciais (físicos). Mas no ano de 2000 a diretoria do negócio resolveu abrir um canal de vendas virtual, o que levou por água abaixo o plano inicial. Atualmente a empresa tem dois estabelecimentos em São Caetano do Sul, na Região Metropolitana de São Paulo. Hoje, a Giuliana Flores efetua, em média, 600 vendas por dia, com tíquete médio de R$94. "Não há limitação geográfica: os nossos clientes estão pelo mundo", disse o gerente de Marketing da empresa, Juliano Souza. De acordo com ele, a companhia estimula os brasileiros no exterior a comprar flores para pessoas no Brasil - a entrega é feita diretamente ao presenteado.'
Jamais imaginei chegar a esse nível nos negócios
Jornal O Estado de S.Paulo
Dos dez aos 19 anos, Clóvis Souza trabalhou em diversas floriculturas e acabou se apaixonando pela profissão, considerada por ele uma arte. "Você pega uma matéria prima, que é a flor, e monta os arranjos, as pessoas gostam e elogiam. E isso me fascina", revela. Ao completar 19 anos, Souza pôde, enfim, abrir sua própria loja, a Giuliana Flores, que em novembro completou 21 anos. Há 11 anos, o empresário montou uma loja virtual que, segundo ele, hoje é lider no País no e-commerce de flores, cestas e presentes. Com crescimento de mais de 60% ao ano, a empresa faz 18 mil entregas por mês em mais de 1.100 cidades. Souza ainda mantém duas lojas físicas, mas a virtual representa 60% da receita. Possui uma carteira com 400 mil clientes e emprega 120 colaboradores. O público da Giuliana pertence às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos. "Eu não imaginava chegar onde cheguei."
Consumidores temem que compras online não cheguem até o Natal
Jornal Bom Dia Brasil
Para dar conta das encomendas do Papai Noel, uma floricultura que vende para o Brasil todo aumentou em 20% o número de funcionários. As compras de Natal vão ser aceitas até as 12h do dia 24 para entrega na Grande São Paulo. Mas para o resto do país, por segurança, os pedidos vão ser encerrados nesta quarta-feira (21). Nesse ramo há 11 anos, o diretor Clóvis Souza sabe da importância de não deixar o consumidor sem presente. "Nossa obrigação é entregar no período certo, na hora certa, até porque a gente trabalha com sentimentos - aniversário, aniversário de casamento ou nascimento. Então, não tem como deixar para o dia seguinte. A data é importante é hoje para pessoa. Não tem como deixar para o dia seguinte", afirma o diretor da empresa Clóvis Souza.
Vendas 'on-line' disparam e incomodam 'call centers'
O crescimento do varejo on-line (e-commerce), na casa de 30% ao ano, atraiu empresas como Magazine Luiza, Casas Bahia e Giuliana Flores; esta última faz 90% de suas vendas pela Internet apesar de ter dois estabelecimentos físicos em São Caetano do Sul (SP). Mas o segmento começa a incomodar quem atua em call center, que busca diversificação. Ao efetuar em média 600 vendas por dia, com tíquete de R$ 94, o gerente de Marketing da Giuliana Flores, Juliano Souza, ressalta que o mercado está aquecido.
Giuliana Flores reforça equipe para cumprir prazos
Portal Brasil Econômico
A floricultura on-line giuliana Flores reforçou suas equipes de produção e entrega em 20% cada para dar conta dos pedidos de Natal. Com um mês e meio de antecedência das data comemorativas, o gerenete de marketing da Giuliuana Flores, juliano Souza, se reúne com representantes das empresas contartadas para entregar seus produtos e traça a meta de crescimento da floricultura. A idéia é planejar, juntos, a necessidades de aumento de funcionários para que os prazos sejam cumpridos e garantindo a qualidade e prazo dos produtos. Neste Natal, o número dos pedidos devem ser 15% superiores ao registro de 2010 devido, entre outras coisas, à segmentação dos produtos em abas, como amigo secreto, Natal e ano novo. "Entregamos em mais de 1.100 cidades no Brasil, fora da Grande São Paulo, e todas capitais recebem as encomendas com prazo de um dia útil", conta.
Ei, eu também sou E-consumidor
Revista E-commerce Brasil
Como falar a mesma lingua de um público fiel, com certo limite de renda, mas disposto a fazer bons investimentos e até mesmo compras po impulso? essa é uma das grandes questões que ganha destaque em pesquisas em trabalhos direcionados para as classes C, D e e no e-commerce brasileiro. A migração de grandes varejos offline para o online trouxe uma parte desse público para o novo mundo de facilidade do comércio eletrônico, mas as redes sociais é que deram o grande incentivo para que as classes C, D e R adqurissem a cultura da internet. "É preciso fala a mesma língua, sem rótolus aparentes, com uma comunicação e um pacote de serviços e produtos atrativos ao cliente." Mesmo com uma taxa de tíquete mais baixa que as classes A e B, as classes maais baixas compra mais vezes, o que compensa o tíquete um pouco mais abaixo que a média. eles são um público fiel e estão no processo de adquirir cada vez mais confiança para comprar pela internet. Se eles recebem um bom atendimento e percebem que não serão lesados, eles tendem a continuar consumindo as ofertas online", destaca o gerente de marketing, Juliano Souza.
Giuliana Flores almeja crescer 15% neste Natal
Jornal Diário do Grande ABC
Os arranjos de flores para decoração de natal e Ano-Novo incrementam o faturamento dos comerciantes do setor na região. Projeção divulgada pela Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo sinaliza que o aumento nas vendas neste ano será de 15% em relação aos meses normais. A Giuliana Flores, maior loja on-line desse mercado, espera vendas até 34% maiores do que no ano passado. As encomendas são principalmente para presentes, Juliano Souza, gerente de marketing da empresa, diz que no fim do ano o tíquete médio aumenta de R$ 94 para R$ 120, devido aos itens agregados que vêm com as flores, como chocolates e pelúcias. Os kits vão de R$ 49,90 a R$ 400,00