Nesta página você encontra alguns cuidados essenciais para que a vida das suas flores seja mais longa.
- Água, vasos ou recipientes que receberem as flores devem estar limpos; - Troque a água todos os dias; - Para que as flores não destratem mais rápido, não coloque-as expostas diretamente a luz do sol; - Retire todas as folhas que por ventura ficarem submersas na água, impedindo assim a proliferação de bactérias; - Mantenha-as em local fresco e ventilado; - Corte diariamente o extremo do caule;
Neste caso, as flores não precisam ser colocadas em um vaso com água, pois os arranjos florais geralmente vêm com uma base chamada espuma floral, que retém água e mantém as flores sempre frescas. Assim que receber o arranjo, coloque - o em um lugar fresco e arejado, adicione água fresca a esta espuma floral e continue adicionando diariamente. Tome cuidado para não jogar água sobre as flores. Apenas rosas e folhagens devem ser borrifadas com água. Outras flores não devem ser molhadas. *Durabilidade: em média 5 dias.
Ao receber o buquê, retire as flores da embalagem e coloque -a s em um vaso com água (o caule deve ficar 5 centímetros submerso). Diariamente:Troque a água todos os dias, corte diagonalmente o caule das flores cerca de 2 cm, isso deve acelerar a absorção de água pelas flores e prolongar sua vida. Caso caiam folhas na água, retire-as para que não causem mau cheiro. *Durabilidade: em média 3 dias.
Flores plantadas necessitam de tipos diferentes de cuidados, dependendo do seu tipo. Porém há algumas regras que devem ser seguidas para cuidar de qualquer tipo de flor: Como todas as flores, manter em local fresco e com iluminação indireta. Matenha terra úmida, porém não encharque-a. Toque a terra para saber se ela precisa ou não de água. Não molhe as flores. Procure comprar adubos apropriados para cada tipo de planta. Eles podem ser encontrados em lojas especializadas em jardinagem. Siga as suas instruções de aplicação. *Durabilidade: em média 10 dias.
A variedade de rosas atualmente é muito grande, mas nem por isso as rosas vermelhas foram esquecidas. Elas continuam sendo o símbolo do amor e as preferidas das pessoas na hora de presentear com flores. Para quem adora rosas vermelhas, há alguns cuidados que podem conservá-las por muito mais tempo.Veja:
- Corte o caule em diagonal a 2 cm da base das rosas; - Coloque o buquê de flores em um vaso com água limpa; - Retire as folhas que ficarem submersas; - Mantenha as flores em local arejado; - Coloque ½ colher de café de água sanitária para cada litro de água para evitar a formação de fungos.
- As flores devem ficar expostas ao sol por no mínimo 6 horas por dia; - As rosas colombianas têm um número maior de pétalas que as comuns, por isso é recomendado prestar muita atenção na hidratação; - Nunca regar enquanto a rosa estiver exposta ao sol; - As roseiras devem ter uma temperatura de 5 ºC à noite e até 27 °C para favorecer o florescimento.
Símbolo de paixão, carinho e doçura, as rosas colombianas têm textura bem aveludada e cores mais fortes e vivas do que as comuns. Mais resistentes, apresentam pétalas firmes, sendo uma ótima opção para a criação de arranjos florais. Confira alguns cuidados necessários pra essa espécie de flor:
- Coloque o buquê em vaso com água limpa; - Troque a água do vaso cada dois dias; - Corte 2 cm da base das rosas a cada três dias; - Arranque as folhas submersas ma água; - Borrife água nas flores; - Retire as pétalas envelhecidas.
- Plante-as num colocal em que há exposição de sol por, no mínimo, 6 horas por dia; - Enriqueça a terra com composto orgânico; - Regue as rosas uma vez por semana; - A temperatura ideal para florescimento é entre 23°C e 25°C durante o dia e a 15°C e 18°C a noite.
As Astromélias se parecem com Lírios, só que são menores. Nativas da América do Sul, elas apresentam um longo caule e 6 pétalas, que são invertidas para baixo, ou seja, parecem ser superiores (nome dado àquelas que ficam na parte de cima da planta), mas, na verdade, são inferiores. Essas flores podem ser encontradas em diversas cores e diferentes climas e são muito usadas em arranjos e buquês de flores. Se você aprecia essa espécie de flor, veja algumas dicas de como cuidar delas:
- Mantenha as flores em local com temperatura amena; - Cultive-as a pleno sol ou meia sombra; - Prefira solos férteis enriquecidos com composto orgânico; - Espere o sol baixar para regá-las; - Borrife água nas flores; - Algumas Astromélias precisam de refrigeração dos rizomas durante o período de descanso; - Se receber um buquês de flores, ponha um pouco de água gelada na hora de trocar a água do vazo.
Os cravos são considerados as flores dos homens e muitos atribuem isso ao antigo costume em que os noivos e padrinhos usavam cravos vermelhos ou brancos na lapela. Outros atribuem ao fato de que, nos antigos romances, o cravo representava o homem e a rosa simbolizava a mulher. Bianuais, flores que florescem no máximo duas vezes ao ano, os cravos podem atingir 90 cm de altura e necessitam de alguns cuidados:
- O local ideal para o cultivo deve oferecer meia-sombra ou pleno sol; - O solo deve possuir composto orgânico e ser irrigado regularmente; - É preciso identificar o tipo de flor e se informar sobre os cuidados peculiares que a espécie apresenta; - O cultivo precisa ser feito em ambientes espaçosos e ventilados.
As orquideas são encontradas em várias partes do mundo, porém são abundantes em regiões tropicais. No Brasil, a grande maioria se desenvolve nos troncos das árvores, mas não são parasitas: elas apenas se apoiam para ficar mais perto da luz solar. Como existem orquídeas de clima quente, frio e temperado, recomenda-se identificar a origem da flor para poder cuidar de maneira adequada. Algumas dicas de cuidados com essas orquideas:
- Dê preferência a uma espécie que se adapte a sua região; - Não plante na terra, pois muitas não sobrevivem à umidade excessiva; - Mantenha o vaso úmido, mas sem exageros e lembre-se de deixar o excesso de água escorrer; - Regue 2 ou 3 vezes na semana; - Deixe no sol até às 9 da manhã ou após as 16 horas; - Cultive as flores em local arejado. - Essas flores são uma ótima opção de presente, pois simbolizam força, luxo, beleza e amor.
As rosas sempre foram as flores preferidas para presentear . Algumas são consideradas até as rainhas das flores. Com toda essa popularidade surgiram no mercado inúmeras variedades e versões. Uma delas é a rosa encantada ou encantada, que faz sucesso por lembrar a magia dos contos de fadas. Hoje vamos aprender a como cuidar da rosa encantada para que ela dure muitos e muitos anos na sua decoração.
- Essa flor não precisa dos mesmos cuidados de uma planta convencional. Afinal, ela já passou por diversos processos químicos para aumentar a durabilidade e brilho de suas pétalas. Porém, para que você consiga manter a sua linda rosa encantada por vários anos, algumas dicas precisam ser seguidas. Acompanhe abaixo:
- A umidade pode trazer mofo para a sua rosa encantada e estragá-la completamente, por isso, evite deixá-la em locais com presença constante de água como banheiros, piscinas, pias, varandas, janelas e sacadas. Uma boa dica é utiliza-la para enfeitar apartamentos, que possuem pouco espaço para cultivo de flores.
O sol apesar de iluminar e destacar a beleza de qualquer flor, neste caso, pode arruinar o seu arranjo. As rosas encantadas precisam estar em ambientes de pouca incidência solar ou meia sobra, isso evitará que as pétalas desbotem.
A redoma de vidro ou caixa que acompanha as rosas encantadas é a principal responsável por sua beleza. Isso porque, essa bela embalagem também funciona como uma proteção contra o desgasta precoce da sua planta, ela evita que o conservante evapore mais rápido.
A dica mais importante sobre como cuidar da sua rosa encantada, provavelmente, é a mais simples: mantenha a flor intacta na medida do possível, e retire a redoma para eventuais limpezas e manutenções. Com todas esses passos, você vai aprender a como cuidar da rosa encantada facilmente e terá a sua flor enfeitando os seus ambientes por muito tempo.