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Giuliana Flores na Mídia

Confira as entrevistas e matérias que saíram na televisão. Clique aqui>

Revista W - Outubro de 2014
Título: Use o poder de fogo do e-mail marketing e venda muito mais!

Tirando vantagem da própria natureza para elaborar design das peças, a Giuliana Flores coloca sua matéria-prima em destaque e foge do modelo listão. "Nosso maior retorno vem da peça com o buquê de rosas vermelhas. Além de ser ligado a paixão, ele é sempre a opção certeira para quem não conhece as flores ou tem medo de errar", diz o gerente de marketing da marca, Fabiano Resende. Há 14 anos a empresa envia um e-mail por dia, inclusive nos finais de semana, para 963mil usuários cadastrados em sua base. " Além das peças convencionais, enviamos também mensagem em datas especiais como o aniversário de nosso cliente", conta Resende.

Revista ISTOÉ Dinheiro - Outubro/2014
Título : Respostas Instantâneas

Quais são os principais desafios para o e-commerce no Brasil? As empresas precisam se especializar mais, aumentar a malha de entregas - principalmente fora das grandes metropóles - e pensar em vender produtos frágeis. Também persiste a falta de confiança em comprar pela internet. Esta, sempre será uma barreira, que diminuirá com o tempo, mas nunca desaparecerá por completo.

Portal da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Outubro/2014
Título : Giuliana Flores investe em linha de presentes

Especializada na venda de flores pela internet, a Giuliana Flores decidiu atacar outra frente este ano.A empresa passou a investir em sua área de presentes, que oferece aos clientes produtos como cervejas especiais,almofadas,peleucias, porta-retratos, canecas, taças, copos e outros. "Sempre tivemos complementos a venda, mas observamos que os consumidores muitas vezes compravam os produtos sem acompanhá-los com flores e isso nos incentivou a investir nas categorias que mais vendiam", Afirma, Fabiano Rezende, gerente de marketing da Giuliana Flores.

Revista Gestão & Negócios - Setembro de 2014
Título: O sucesso da Giuliana Flores

A Giuliana Flores, www.giulianaflores.com.br, foi criada há mais de 20 anos pelo empreendedor Clóvis Souza e, em 2000, foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, enfrentando o "boom" da internet. Entre os seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Kopenhagen, Havanna, Amor aos Pedaços, Ofner, entre outras. Atualmente a empresa conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B. Além disso, hoje ela comemora mais de 1.000.000 milhão likes do Facebook da marca, pois se tornou a floricultura on-line com o maior número de fãs na rede social.

Valor Econômico - Setembro de 2014
Título: Giuliana Flores

A venda de presentes na Giuliana Flores já representa 17% das vendas - o restante é de flores. A empresa prevê faturar neste ano, no total, R$27 milhões. No ano passado foram R$25milhões.

E-Commerce News - Setembro de 2014
Título: Linha Criative já responde por 17% das vendas da Giuliana Flores

A Giuliana Flores, loja online especializada em vendas de flores pela internet, informou já ter obtido bons resultados do lançamento da linha de produtos criativos com os itens para presentes. Ativa desde o Dia dos Namorados, a linha Criative oferece centenas de produtos como cervejas especiais, almofadas personalizadas, pelúcias, porta-retratos, canecas, taças, copos, entre outros, para incrementar as combinações com os kits de flores.

Revista Coop - Setembro de 2014
Título: Com que flor eu vou

O público masculina já representa 45% do target da Giuliana Flores, a maior floricultura online do Brasil, dado que revela uma mudança de comportamento registrada nos últimos três anos. "As espécies mais procuradas pelas mulheres para presentear homens são orquídeas, girassóis, lírios, callas, (tipo do copo-de-leite), além de cravos". Detalha Fabiano Rezende, gerente de Marketing da empresa. Segundo ele, a demanda é maior para as comemorações do Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia do Homem, Dia do Amigo e Natal.

Revista Comércio & Serviços - Setembro/ Outubro de 2014
Título: Ele vende até flores

Ele transformou uma loja de 32 metros quadrados em São Caetano do Sul, na região do ABC Paulista, na maior vendedora de flores online do país, atendendo, em média, entre 900 e 1,2 mil pedido por dia. Com ensino médio incompleto, Clóvis Souza atribui o sucesso a muito trabalho e à paixão que dedica às flores desde os 10 anos de idade, quando começou a trabalhar em uma floricultura como ajudante geral.
Consolidada a operação online, que completa 14 anos, ele traça novos voos: os estudos incluem a abertura de franquias e o licenciamento da marca, principalmente para crescer fora da região sudeste, que concentra 70% das vendas da empresa. Por enquanto, o que está certo mesmo é só uma loja-piloto a ser montada em Bragança Paulista (SP) nos próximos meses.

Portal R7 - Setembro/2014
Título : Descubra qual é o mundo da moda presente nas flores

Acredite no poder das flores. Elas também traduzem tendência, sofisticação e bom gosto.Vejam a descrição da Pantone a respeito da cor do ano: a Radiant Orchid floresce com a confiança e o ambiente mágico que intriga o olhar e faz faíscas na ima¢ginação. É um roxo mais que expressivo; é criativo e abrangente, para não falar do seu charme sedutor. Com a harmonia cativante da mescla entre fúcsias, tons de roxo e rosa, a cor emana grande alegria, amor e saúde.

Folha de S.Paulo - Setembro/2014
Título : Pequenas empresas se tornam "virais" nas redes sociais

Clóvis Souza, proprietário da Giuliana Flores, de São Caetano do Sul, mas que, via parceiros, faz entregas em todo o Brasil, tem números ainda mais robustos: são mais de 1 milhão de seguidores. "Mantemos a nossa única loja fisica, mas crescemos virtualmente. As redes sociais servem como o nosso maior termômetro", aponta. Souza optou por uma terceira via: profissionalizou a gestão das redes sociais, mas sem contratar uma empresa. Ele emprega dois funcionários que se dedicam a isso. Souza diz que não tercerizar a comunicação pela natureza do negócio. " Trabalhar com flores exige proximidade", afirma.

Portal Terra - Setembro/2014
Título : 'Magnata das flores' fatura R$ 26 milhões com vendas online

Aos dez anos, Clóvis já trabalhava como vendedor e entregador em floriculturas. Aos 19, abriu seu próprio negócio. E hoje é proprietário da maior loja online do ramo no país, a Giuliana Flores, que registrou um faturamento de R$ 26 milhões em 2013. Hoje, a Giuliana Flores recebe cerca de mil pedidos por dia. A cada manhã, Clóvis chega na empresa perguntando aos seus funcionários sobre os erros cometidos no dia anterior, para aprender com eles e evitar que se repitam. "Nós trabalhamos com o sentimento das pessoas, e temos de agradar tanto quem compra as flores quanto quem as recebe. Atualmente somos a maior loja online de flores do Brasil, mas quero ser a maior de presentes, incorporando ao nosso catálogo vinhos, cervejas, semi joias. A concorrência é muito grande, não pode se acomodar", finaliza.

Revista W - Agosto/2014
Título : Como vender na loja virtual dos outros

Em grandes sites de venda on-line a vantagem é poder ofertar mais itens, de uma forma mais barata: 'elas ampliam o portfólio sem precisar aumentar o estoque físico. Por exemplo, a Saraiva vende flores da Giuliana Flores. Nenhuma flor fica no estoque da Saraiva, as vendas são efetuadas e entregues pela empresa de arranjos, que remunera a parceria com um percentual do valor".

Revista Gestão e Negócios - Agosto/2014
Título : Empreendedorismo

"Por ser um exemplo de empreendedor de sucesso, o empresário de São Caetano do Sul, tem a sua história contada nesta obra pela jornalista Débora Rubin, que mostra como o trabalho incessante resultou na loja on-line Giuliana Flores, marca quase que onipresente no universo da internet. A obra aborda os sonhos, métodos de trabalho e como uma simples ideia se transformou em um projeto grandioso.Uma excelente fonte de inspiração para os futuros empreendedores no País.

Revista Exame - Agosto/2014
Título : O que 10 executivos fazem para estimular a criatividade

"Geralmente estimulo a minha criatividade com referências. Leio muito e de tudo: de um livro super teórico até tirinha de jornal. Vou guardando tudo no meu subconsciente e, quando preciso de alguma coisa, vou lá e "resgato". O que acontece geralmente é que eu penso: nossa isso me lembra tal coisa... Daí leio um trecho dessa tal coisa e isso parece que destrava a ideia que estava armazenada. O mesmo vale para pintura, música e, etc. Vejo e escuto de tudo, porque a gente nunca sabe no que esse repertório pode nos ajudar no futuro", diz Juliano Souza.

Revista No Varejo - Agosto/2014
Título : Dia dos Pais movimentará R$1,3 bi no e-commerce

No ano passado, o Dia dos Pais movimentou R41,1 bilhões e 3 milhões de pedidos. O comparador de preços Zoom divulgou os itens mais procurados pelos internautas e uma lista dos presentes mais populares até R$200 (tíquete médio estimado para a data). Já a maior store de flores do País, a Giuliana Flores espera crescimento de 20% no movimento, atingindo a comercialização de dez mil produtos comercializados. A data representa 3% do faturamento anual da loja.

Portal Fecomercio - Agosto/2014
Título : Comércio Investe em kits para movimentar o Dia dos Pais

Apesar de não ser uma data tão tradicional para o comércio eletrônico brasileiro, o Dia dos Pais está movimentando as compras nas lojas online, que aproveitaram a ocasião para alavancar as vendas criando kits especiais para os pais. É o caso da Giuliana Flores, que este ano passou a oferecer kits específicos para cada data aos seus clientes, que vão além do tradicional arranjo de flores. Para os pais, os conjuntos reúnem de chocolate a cerveja, podendo conter também uma garrafa de vinho, champanhe, pelúcia e até caixas customizadas de acordo com o time de futebol do coração do homenageado.

Jornal Valor Econômico- Agosto/2014
Título : Pioneira no Comércio Eletrônico

Hoje, a Giuliana Flores opera em um galpão de 2000 m2 com 127 funcionários. A loja virtual atrai 280 mil visitantes únicos por mês com idade entre 25 e 55 anos de idade de mais de 5 mil cidades. Conforme Souza, o público da internet é diversificado e quer novidades e sofisticação. Para atender as sugestões de presentes feitas na loja virtual, a empresa firmou parcerias com algumas marcas de chocolate, vinhos, almofadas e pelúcias.

Veja São Paulo - Julho/2014
Título: 25 motivos para amar São Caetano

São Caetano do Sul, município que pertence à região metropolitana de São Paulo, completa 137 anos nesta segunda-feira (28). Para entrar no clima de festa, selecionamos o que há de melhor na cidade: Giuliana Flores é uma das principais lojas online do ramo. Os arranjos que fazem sucesso pelo país também podem ser encontrados em dois endereços em São Caetano: na Rua Monte Alegre, 127, e em um quiosque na Avenida Goiás.

Jornal DCI - Julho/2014
Título: Cresce a demanda de cliente sênior em sites

No site Giuliana Flores, a venda de flores e presentes on-line para o público da terceira idade já representa 15% dos negócios este ano. Houve um pequeno avanço, já que em 2013 o perfil envolvia 13% dos e-consumidores. A preferência é por orquídeas plantadas e rosas (geralmente veremelhas) em arranjos mais clássicos, aponta o diretor de marketing da empresa, Juliano Souza. Segundo ele, o tíquete médio desse público é de R$120 em média, e a enmpresa geralmente aposta em investimentos que permitam a utilização mais ágil. "Estamos sempre pensando em como deixar a compra mais rápida, simples e intuitiva para esse público e os demais que compram na Giuliana Flores.

Proxxima - Julho/2014
Título: E-mail marketing ainda dá um caldo

Na Giuliana Flores, o e-mail marketing é responsável por 23% de todas as vendas efetivas. "Nossa equipe não dispara mensagens de forma aleatória", afirma Luis Fabiano Resende, gerente de marketing da floricultura online. Para ele, o correio eletrônico é uma entre diversas mídias para efetuar vendas. Sua previsão é de que, até dezembro, todos os canais cresçam 40%. Para o e-mail, a expectativa é de 15%. "Personalização é a palavra que resume nosso foco nesse meio".

O Estado RJ - Julho/2014
Título: Giuliana Flores lança a criative, linha própria de presentes

A Giuliana Flores (www.giulianaflores.com.br), líder em vendas de flores pela internet, cria uma linha exclusiva de produtos criativos para surpreender com os melhores itens para presentes. A Criative, como é chamada, têm almofadas, pelúcias, porta-retratos, canecas, taças, copos e outros itens para incrementar as combinações com os kits de flores.Os produtos estão classificados por perfil de público, pois assim fica mais fácil encontrar produtos específicos para homens, mulheres e crianças, subdivididos em categorias como família, amigos, profissões e até time de futebol.

Portal Mundo do Marketing - Julho/2014
Título: Com 50% de Market share, Grupo Giuliana Flores é líder no segmento de flores e presentes no Brasil

E-commerce especializados encontraram no mobile um impulso a mais nas vendas. Foi o caso da Giuliana Flores (www.giulianaflores.com.br), que funciona como uma grande floricultura on-line. A loja fisica da Giuliana Flores existe desde 1999. Em 2000 a floricultura entrou para o e-commerce. Antes de começar a vender pela internet, a loja tinha um catálogo para que as pessoas fizessem seus pedidos por telefone. O maior desafio era consolidar uma marca on-line em que as pessoas pudessem confiar. Era o começo do e-commerce na internet. Agora, buscamos diversificra o mix de produtos, chegar a novos clientes e investir em novas mídias, como o mobile, afira, Juliano Souza, diretor de marketing da empresa.

Revista Forbes Brasil - Julho/2014
Título : Giuliana Flores domina mercado de venda de flores on-line

A loja virtual Giuliana Flores destaca-se como líder de mercado no segmento de floricultura online, segundo dados da Experian Hitwise, uma das mais conceituadas ferramentas de monitoramento de marketing digital do mundo. No Brasil, a Experian avalia o comportamento de mais de 500 mil pessoas.A pesquisa, divulgada em março deste ano, aponta que as empresas do Grupo Giuliana Flores têm 50% de market share, com a Giuliana Flores com 39% e o restante dividido entre as Cestas Michelli e Nova Flor. ?Qualidade dos serviços e produtos e respeito aos prazos de entrega são a chave do trabalho bem realizado?, afirma Juliano Souza, diretor de marketing do Grupo Giuliana Flores.

Valor Econômico - Junho/2014
Título : E-commerce pode crescer 30% ao ano

Hoje, os principais portais de compras já armazenam o seu conteúdo (principalmente imagens) na "cloud" em redes sociais independentes de banda larga. Mauricio Cascão, CEO da Mandic, diz que com a estrutura das nuvens, o cliente contrata a capacidade de acordo com a sua sazonalidade e evita o risco o risco de sair do art em caso de demanda além do previsto em datas fortes do comércio.Há 14 anos no mercado virtual, a floricultura Giuliana Flores deve partir para o armazenamento em "clouds" ainda este ano, diz Juliano Souza, diretor de Marketing. Hoje, a empresa aloca os serviços de hosting na Alog que "suporta bem" o movimento de até 25 mil visitas únicas mensais em períodos como o Dia dos Namorados.

Revista W - Junho/2014
Título : E-commerce na palma da mão

E-commerce especializados encontraram no mobile um impulso a mais nas vendas. Foi o caso da Giuliana Flores (www.giulianaflores.com.br), que funciona como uma grande floricultura on-line. A loja fisica da Giuliana Flores existe desde 1999. Em 2000 a floricultura entrou para o e-commerce. Antes de começar a vender pela internet, a loja tinha um catálogo para que as pessoas fizessem seus pedidos por telefone. O maior desafio era consolidar uma marca on-line em que as pessoas pudessem confiar. Era o começo do e-commerce na internet. Agora, buscamos diversificra o mix de produtos, chegar a novos clientes e investir em novas mídias, como o mobile, afira, Juliano Souza, diretor de marketing da empresa.

DCI- Junho/2014
Título : Vendas on-line do jeito que o cliente quer

Referência no e-commerce de flores e presentes e uma das pioneiras do e-commerce no Brasil, a empresa Giuliana Flores, completa 14 anos de vendas on-line neste ano com a meta de faturamento de R$25 milhões. O Sucesso nos negócios se deve em grande parte ao aprendizado ao longo desses 14 anos de comércio eletrônico, que inclui investimentos em infraestrutura, marketing e no conhecimento do cliente." Definimos nossas estratégias de vendas e novas parcerias com empresas de presente com a ajuda de relatórios que mantemos diariamente." Afirma, Juliano Souza, diretor de Marketing da Giuliana Flores.

Globo news - Junho/2014
Título : Comércio inova para evitar que Copa prejudique Dia dos Namorados

É que a atenção dos brasileiros está mesmo voltada para o Mundial, no ano em que Dia dos Namorados coincide com abertura da Copa.Pior para a loja virtual do Clovis.Eu acho que as pessoas estão mais focadas no jogo e vão acabar deixando para o dia seguinte, talvez para o dia 13, 14 para comprar o presente".E poderia ser pior, se não fosse por uma estratégia. Os clientes que aceitaram antecipar a entrega do presente para o dia 11, ganharam um colar banhado a ouro, 60% das encomendas foram entregues, assim, antes do Dia dos Namorados.

Portal R7 - Junho/2014
Título : Giuliana Flores fecha parceria com Mr. Beer

Para aumentar a oferta de produtos específicos aos homens, a Giuliana Flores, (www.giulianaflores.com.br), líder no mercado no segmento de floricultura online, fecha parceria com a Mr. Beer, especialista em cervejas importadas e especiais que participa ativamente do processo de popularização, crescimento e amadurecimento do segmento cervejeiro do Brasil. Criada em 2009, a Mr. Beer é uma rede de lojas líder no mercado onde atua, com know-how estabelecido e carta de opções com muitas marcas exclusivas, todas com conceitos bastante sofisticados, como Brains, Colomba, Pale Ale, Du Bocq Gauloise, Tucher, entre outras especialidades.

Portal R7 - Maio/2014
Título : Com 92% de audiência feminina, fanpage da Giuliana Flores no Facebook alcança 1 milhão de curtidas

Seguindo o plano de crescimento em 35% até o fim de 2014, a Giuliana Flores (www.giulianaflores.com.br), líder de mercado no segmento de floricultura online, alcançou a marca de 1 milhão de likes no Facebook no primeiro semestre de 2014. Com o resultado, a plataforma consolida-se como um dos principais canais de comunicação e divulgação da empresa.

Jornal DCI - Maio/2014
Título : Venda de flores é negócio de R$ 5,2 bilhões no País

Gigante no segmento é a Giuliana Flores, com ticket médio de R$ 125. A empresa espera vender 20 mil produtos no Dia das Mães, com kits e latas especiais, aponta o diretor de Marketing, Juliano Souza. O Dia das Mães, aliás, poderá movimentar R$ 1,6 bilhão no varejo on-line de modo geral, estima a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm).

Jornal Valor Econômico - Maio/2014
Título : Serviço de entregas cresce com crise de mobilidade urbana

A Giuliana Flores conta com o serviço de três transportadoras para realizar seus serviços de entrega expressa em até 3 horas, como se propõe. Os nomes dos fornecedores ficam em segredo para garantir o diferencial competitivo, diz o diretor de e-commerce Juliano Souza. Outras iniciativas levam o serviço para mais perto do cliente. A Total Express, especializada em entregas de encomendas fracionadas de até 30 quilos principalmente para o e-commerce, está testando o serviço Entrega Fácil com um piloto em Campinas (SP) em parceria com a rede de conviniência am/pm dos postos de gasolina Ipiranga, que enviam e recebem encomendas.

Portal Propmark - Maio/2014
Título : Giuliana Flores lança campanha com "divas reais"

Estreou nesta segunda a campanha criada pela R.E.F. Comunicação para a Giuliana Flores, que mostra as mulheres do nosso dia a dia como verdadeiras divas que nos inspiram. O filme, que é veiculado em TV aberta, mostra mães, namoradas, esposas e amigas como divas. Para reforçar a marca, porém, a campanha as chama de "Giulianas" e aponta que flores são presentes ideais para todas elas. A narração destaca ainda que o site tem sempre presentes exclusivos e, então, o comercial é encerrado com a assinatura. "Acessou, comprou, sorriu. Giuliana Flores".

Portal do Jornal Valor Econômico/2014
Título : E-commerce deve faturar R$34 bilhões em 2014

Com 24 anos de operação, dos quais 14 dedicados ao comércio eletrônico, que representa 99% dos seus negócios, a Giuliana Flores também busca os clientes que não estão acostumados a comprar flores pela internet. Para tanto, aplica 10% de seu faturamento em campanhas de marketing principalmente nos canais tradicionais, como rádio, TV e outras mídias offline. Outra estratégia é formalizar parcerias com empresas cujos produtos são incluídos nos kits de arranjos que a empresa oferece aos seus clientes. Os itens chocolate, bebidas, perfumes, entre outros. Há também parcerias com lojas e grandes magazines.

Portal O Globo - Abril/2014
Título : Diferenças e semelhanças entre os empreendedores das gerações X e Y

Nos anos 2000, antes de seu aniversário de 30 anos, Souza inseria sua loja na internet de olho na possibilidade de ver seu raio de alcance de clientes ainda maior. Atualmente, com 43 anos, considera-se um empreendedor tão arrojado quanto era aos 19, porém mais cauteloso. - Sou mais pé no chão, no entanto, engana-se quem pensa que empresários da minha idade não têm gás para continuar a inovar. Meu negócio está na internet, em constante transformação, preciso estar antenado, sou obrigado a me informar porque 92% do faturamento do meu negócio está na rede mundial de computadores.

Revista Consumidor Moderno - Março 2014
Título : O labirinto da entrega

É fato, brasileiros de todas as partes do país consomem mais. A classe C, de acordo com o estudo do Data Popular e Serasa Experian, é composta por cerca de 108 milhões de pessoas que gastarammais de R$1,17 trilhãa em 2013."Os produtos estão viajando mais e para mais lugares porque as pessoas compram mais. Na Giuliana Flores, situada na Grande São Paulo, a perpectiva é que as vendas representem 30% do faturamento em 2 anos. Com práticas locais, a empresa ganha clientes fora de São Paulo ; quem não mora no Estado pode optar pelo recebimento de um arranjo no mesmo dia.

Jornal da Região - Março/2014
Título : Abrigo Irmã Tereza recebe flores

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Giuliana Flores levou arranjos ao Abrigo Irmã Tereza. A iniciativa procura oferecer alegria as idosas, funcionárias e voluntárias da entidade. "Temos cpmscoência da nossa responsabilidade social e procuramos realizar ações que valorizem a comunidade como um todo. Nada mais gratificante do que surpreender com flores", ressalta Juliano Souza, gerente de marketing da Giuliana Flores.

Revista Gestão & Negócios - Fevereiro/2014
Título: Sair de Casa pra quê?

"No ramo de presentes, essa idéia é muito atraente, pois o consumidor pode comprar e mandar entregar direto para o presenteado, em qualquer lugar do País. O serviço ficou ainda mais interessante quando criamos a entrega no mesmo dia da compra, e temos investido para todas as capitais desta forma". Clóvis Souza, Giuliana Flores. Aos 10 anos, quando começou a trabalhar em uma floricultura na Mooca, Clóvis Souza não tinha idéia de que fundaria a marca referência em flores no País. Nove anos depois, escolheu São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo, para inaugurar sua primeira loja, conquistando os moradores com fina flores e entrega pontual. Logo, a floricultura de baírro, ficou pequena para ele, e em 2000, a Giuliana Flores entrou para o mundo virtual e para o e-commerce, tornando-se líder em seu segmento. "Antes de começar a vender pela internet, a loja tinha um catálogo pela internet, a loja tinha um catálogo em que as pessoas podiam ligar e fazer seu pedido. Foi aí que o delivery começou! Alguns anos depois, a loja entrou para o on-line", conta Souza. Ainda que mantenha a loja de São Caetano - agora com 500 metros quadrados, grande parte de sua receita origina-se da loja virtual, que realiza 22 mil entregas por mês. O êxito da Giuliana Flores é um forte exemplo dentre as empresas que optaram pela entrega a domicílio como principal atividade. Nesse ramo, um atendimento de qualidade e uma logística regrada são essenciais para o funcionamento e a fidelização do negócio. Atentas a esse (nem tão novo) comportamento, inúmeras franquias têm se especializado em serviços entregues ou feitos diretamente na casa do cliente.